news.med.br
Estruturas renais iniciais feitas principalmente de células1 humanas foram cultivadas em embriões de porcos por até 28 dias, como parte dos esforços para cultivar órgãos humanos em outros animais para transplantes. As descobertas foram publicadas na revista Cell Stem Cell. Os rins2 são mais de 50% humanos e começaram a crescer em porcos pela primeira vez depois que os cientistas criaram embriões feitos de células1 humanas e suínas e os implantaram em porcas por até quatro semanas.
[Mais...]
O uso de quimioterapia1 em altas doses e transplante de células-tronco2 hematopoiéticas (TCTH) autólogo para pacientes3 com linfoma4 agressivo foi associado a um risco aumentado de certas segundas malignidades primárias (SMPs), de acordo com um estudo retrospectivo5 de coorte6 populacional dinamarquês publicado no The Lancet Haematology. Especificamente, os pacientes com linfoma4 tiveram um risco aumentado de câncer7 de pele8 não melanoma9 e síndrome10 mielodisplásica ou leucemia11 mieloide aguda em comparação com controles correspondentes.
[Mais...]
Acredita-se que a depressão e a ansiedade aumentem o risco de uma pessoa desenvolver câncer1, mas os resultados de pesquisas têm sido inconclusivos. Numa análise de vários estudos realizados na Holanda, no Reino Unido, na Noruega e no Canadá, os pesquisadores descobriram que a depressão e a ansiedade não estão associadas a riscos mais elevados para a maioria dos tipos de câncer1 nesta população. A análise foi publicada online no Cancer1, um periódico revisado por pares da American Cancer1 Society.
[Mais...]
Tanto crianças como adultos com dermatite1 atópica apresentam um risco aumentado de doença inflamatória intestinal (DII), de acordo com um estudo de coorte2 de base populacional publicado no JAMA Dermatology. Em modelos totalmente ajustados, crianças com dermatite1 atópica tiveram um risco 44% aumentado de DII, enquanto os adultos tiveram um risco 34% aumentado em comparação com controles sem dermatite1 atópica.
[Mais...]
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em 25/09/2023 o medicamento Mounjaro (tirzepatida), fabricado pela farmacêutica Eli Lilly. O medicamento é indicado como adjuvante à dieta e exercícios para melhorar o controle glicêmico de adultos com diabetes mellitus1 tipo 2. Em ensaios clínicos2, além de reduzir efetivamente a HbA1c3, o receptor de GIP e agonista4 do receptor GLP-1 ajudou pessoas com sobrepeso5 ou obesidade6 a perder peso significativo.
[Mais...]
De acordo com um estudo publicado no JAMA Network Open, o risco de acidente vascular cerebral1 foi elevado nos primeiros 30 dias após o parto entre as mulheres que foram submetidas a tratamentos de infertilidade2, e as probabilidades continuaram a aumentar durante o ano após o parto. Mas os números absolutos permaneceram muito baixos, enfatizaram os pesquisadores: apenas 37 hospitalizações por AVC por cada 100.000 mulheres submetidas a tratamento.
[Mais...]
Após a estimulação cerebral profunda (ECP) do núcleo denteado cerebelar, uma região do cérebro1 envolvida no controle dos movimentos voluntários, 9 de 12 pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral2 até 3 anos antes experimentaram melhorias clinicamente importantes na função motora e diminuição no comprometimento, de acordo com os resultados de um ensaio de fase 1 publicado na Nature Medicine. Os pesquisadores não encontraram evidências de eventos adversos relacionados ao implante3 cirúrgico ou ao uso do dispositivo neste estudo de segurança e viabilidade.
[Mais...]
Um pequeno robô que pode viajar profundamente nos pulmões1 para detectar e tratar os primeiros sinais2 de câncer3 foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Leeds. O tentáculo ultra macio, que mede apenas 2 milímetros de diâmetro e é controlado por ímãs, pode atingir alguns dos menores brônquios4 e transformar o tratamento do câncer3 de pulmão5. Os pesquisadores testaram o robô com tentáculo magnético nos pulmões1 de um cadáver e descobriram que ele pode viajar 37% mais fundo do que o equipamento padrão e causar menos danos aos tecidos. Os resultados das suas investigações foram publicados na revista Nature Communications Engineering.
[Mais...]
A suplementação1 com antioxidantes, como as vitaminas C e E, pode aumentar a formação de vasos sanguíneos2 nos tumores de câncer3 de pulmão4, ajudando-os a crescer e a espalhar-se, de acordo com um estudo em camundongos, publicado no The Journal of Clinical Investigation. Um dos pesquisadores destacou que as pessoas com esta doença não devem tentar evitar estes antioxidantes na sua dieta, mas obter mais do que necessitam através de suplementos pode causar danos. Com mais pesquisas, os resultados poderão apontar para uma nova forma de tratar alguns cânceres.
[Mais...]
Um curso prolongado de edoxabana (Savaysa) foi mais eficaz para trombose venosa profunda1 distal2 isolada em pacientes com câncer3, mostrou um estudo publicado na revista Circulation. Aos 12 meses, o tromboembolismo4 venoso (TEV) recorrente sintomático5 ou morte relacionada ao TEV foi menos provável em pacientes designados para 12 meses versus 3 meses de anticoagulante6 oral direto (DOAC) (1,0% vs 7,2%). Não houve salto significativo nas hemorragias7 com anticoagulação prolongada.
[Mais...]
Mostrar: 10 1 a 10 (Total: 3634)
|