news.med.br
O carcinoma1 lobular invasivo representa cerca de 10% dos diagnósticos de câncer2 de mama3. De acordo com um novo estudo, publicado no jornal científico Cancer2, sua incidência4 está aumentando a uma taxa de 2,8% ao ano, mais do que o triplo da incidência4 de outros tipos de câncer2 de mama3 combinados. Esse câncer2 possui características únicas que contribuem para o diagnóstico5 tardio, a resistência à terapia e o pior prognóstico6 em casos avançados.
1 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
4 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
6 Prognóstico: 1. Juízo médico, baseado no diagnóstico e nas possibilidades terapêuticas, em relação à duração, à evolução e ao termo de uma doença. Em medicina, predição do curso ou do resultado provável de uma doença; prognose. 2. Predição, presságio, profecia relativos a qualquer assunto. 3. Relativo a prognose. 4. Que traça o provável desenvolvimento futuro ou o resultado de um processo. 5. Que pode indicar acontecimentos futuros (diz-se de sinal, sintoma, indício, etc.). 6. No uso pejorativo, pernóstico, doutoral, professoral; prognóstico.
   [Mais...]

Cientistas identificaram um pequeno conjunto de células1 cerebrais que facilmente passam despercebidas que é ativado durante a dor persistente, o tipo de dor que dura muito tempo após uma lesão2 inicial. A pesquisa, publicada na revista Nature, foi realizada em ratos, mas se puder ser confirmada em humanos, esse novo conjunto de neurônios3 descoberto poderá levar a novas terapias para tratar a dor crônica, que afeta aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
   [Mais...]

Os tecidos somáticos humanos, ou seja, todos os tecidos, exceto espermatozoides1, óvulos e seus precursores, passam por evolução ao longo da vida. Em artigo publicado na Nature, pesquisadores examinam mutações em tecidos somáticos em uma escala impressionante, lançando luz sobre os eventos iniciais da evolução do câncer2. Eles utilizaram métodos de sequenciamento genômico3 de baixo erro em tecidos normais de grandes coortes de indivíduos para rastrear mutações que preparam o cenário para o câncer2.
1 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Sequenciamento genômico: O sequenciamento de um genoma é a determinação da cadeia de nucleotídeos que o compõe. Este processo envolve várias etapas, tais como preparação do material genético e métodos de sequenciamento.
   [Mais...]

Dados de 19 ensaios clínicos1, publicados no BMJ Evidence-Based Medicine, sugeriram que o tramadol reduziu a dor crônica, mas o efeito ficou abaixo de um limite predefinido. Eventos adversos graves foram maiores com o tramadol em comparação com o placebo2. A maioria dos ensaios clínicos1 apresentou alto risco de viés, possivelmente superestimando os benefícios do tramadol e subestimando seus malefícios.
1 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
2 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

Uma ampla análise de múltiplas coortes, publicada na revista Nature, mostrou que a trajetória associada ao diagnóstico1 precoce de autismo apresentou menores habilidades sociais e de comunicação na primeira infância. Já a trajetória associada ao diagnóstico1 tardio de autismo (tipicamente após os 9-11 anos) apresentou mais dificuldades socioemocionais e comportamentais na adolescência.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

Uma ferramenta de inteligência artificial capaz de detectar pequenas malformações1 cerebrais difíceis de detectar em crianças com epilepsia2 pode ajudar pacientes a acessar mais rapidamente cirurgias que podem mudar suas vidas, de acordo com estudo publicado no periódico científico Epilepsia2. Dos pacientes que participaram do estudo, com condições conhecidas como displasia3 cortical e epilepsia2 focal, 80% já haviam passado por uma ressonância magnética4 com resultado normal. Quando os pesquisadores usaram a ferramenta de IA para analisar a ressonância magnética4 e outro tipo de exame médico chamado PET, a taxa de sucesso foi de 94% para um grupo de teste e 75% para outro.
1 Malformações: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
2 Epilepsia: Alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Quando restritos, a crise será chamada crise epiléptica parcial; quando envolverem os dois hemisférios cerebrais, será uma crise epiléptica generalizada. O paciente pode ter distorções de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e até perder a consciência - neste caso é chamada de crise complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Existem outros tipos de crises epilépticas.
3 Displasia: Desenvolvimento ou crescimento anormal de um tecido ou órgão.
4 Ressonância magnética: Exame que fornece imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético.
   [Mais...]

O risco de pais mais velhos transmitirem mutações causadoras de doenças aos filhos é maior do que pensávamos, e isso se deve ao crescimento mais rápido de células1 mutantes nos testículos2 com a idade. Em um estudo publicado na revista Nature, o sequenciamento de genoma revelou que, entre homens com pouco mais de 30 anos, cerca de 1 em cada 50 espermatozoides3 apresenta uma mutação4 causadora de doenças, número que aumenta para quase 1 em cada 20 aos 70 anos.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Testículos: Os testículos são as gônadas sexuais masculinas que produzem as células de fecundação ou espermatozóides. Nos mamíferos ocorrem aos pares e são protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada escroto. Têm função de glândula produzindo hormônios masculinos.
3 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
4 Mutação: 1. Ato ou efeito de mudar ou mudar-se. Alteração, modificação, inconstância. Tendência, facilidade para mudar de ideia, atitude etc. 2. Em genética, é uma alteração súbita no genótipo de um indivíduo, sem relação com os ascendentes, mas passível de ser herdada pelos descendentes.
   [Mais...]

Alterações genéticas que criam números cada vez maiores de espermatozoides1 idênticos são mais comuns do que se pensava anteriormente, de acordo com um novo estudo publicado na revista Nature. A equipe identificou genes subjacentes a essas chamadas expansões clonais e relacionou as mutações resultantes (que podem ser prejudiciais quando transmitidas aos descendentes) a uma série de doenças monogênicas, incluindo certos distúrbios do neurodesenvolvimento.
1 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
   [Mais...]

Houve um rápido aumento no número global de casos e mortes por câncer1 entre 1990 e 2023, apesar dos avanços no tratamento do câncer1 e dos esforços para combater os fatores de risco da doença no mesmo período. Sem ações urgentes e financiamento direcionado, prevê-se que 30,5 milhões de pessoas receberão um novo diagnóstico2 de câncer1 e 18,6 milhões morrerão de câncer1 em 2050, com mais da metade dos novos casos e dois terços das mortes ocorrendo em países de baixa e média rendas, de acordo com uma nova análise importante do Estudo da Carga Global de Doenças, publicada na revista The Lancet.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

A fertilidade feminina diminui com a idade, o que é frequentemente atribuído à queda no número e na qualidade dos óvulos, mas o ambiente dos próprios ovários1 também pode ser responsável. Uma nova técnica de imagem, detalhada em estudo publicado na revista Science, revelou um ecossistema até então inexplorado dentro do ovário2 que pode influenciar a velocidade de envelhecimento dos óvulos humanos. A descoberta pode abrir novas possibilidades para retardar o envelhecimento ovariano, preservar a fertilidade e melhorar a saúde3 após a menopausa4.
1 Ovários: São órgãos pares com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura cada um. Eles estão presos ao útero e à cavidade pelvina por meio de ligamentos. Na puberdade, os ovários começam a secretar os hormônios sexuais, estrógeno e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno.
2 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
   [Mais...]

  • Entrar
  • Receber conteúdos